
Nova psicologia espiritual, o que é?
É uma psicologia de evolução e transformação do ser humano que Idris Lahore adaptou para os homens e mulheres de hoje a partir de ensinamentos tradicionais dos dervixes Hakim.
Atendimento individualizado.
Quais os conceitos envolvidos?
A Nova Psicologia Espiritual nos oferece uma visão tripartida do ser humano, ou seja, o ser humano é composto de três partes: o corpo, o espírito e a psique.
O corpo físico material indica que o ser humano é, ao menos em parte, um ser terrestre e material e nisto ele se parece com os reinos mineral, vegetal e animal.
Neste corpo físico está encarnado um espírito ou uma essência espiritual que algumas correntes espirituais descrevem como "uma centelha divina" que provém de um outro mundo, o mundo espiritual.
Entre o corpo físico material e a essência espiritual sutil, há um terceiro elemento, que chamamos de psique, com seus pensamentos e emoções, por meio dos quais os seres humanos se relacionam entre si e com o mundo ao seu redor.
No processo civilizatório da humanidade e, conforme a educação que cada um recebeu, as pessoas vão formando a sua personalidade, que é a maneira como nos apresentamos aos outros e ao mundo.
Esta personalidade pode ser aparentemente evoluída, mas quando o ser humano se vê ameaçado, ele facilmente recai nos traços negativos de sua natureza animal, que são a causa dos conflitos e sofrimentos que a humanidade repetidamente experimenta.
Como se aplica?
Para evoluir verdadeiramente, o ser humano precisa de uma “segunda educação” que lhe permita entrar em contato com as qualidades próprias da sua essência espiritual, que em geral permanecem ocultas.
Esta segunda educação só é possível a partir de uma decisão consciente e voluntária e a Nova Psicologia Espiritual oferece meios que nos permitem aprofundar o conhecimento de nós mesmos, dos outros e do mundo, para que os seres humanos possam se libertar de padrões condicionados de funcionamento e realizar todo o potencial de sua verdadeira natureza.
Quais os benefícios?
Ela nos permite conhecer a nós mesmos por meio da aquisição de um método que leva à prática concreta e à adoção de atitudes que transformam imediatamente nossa vida cotidiana, tocando em uma dimensão espiritual mais autêntica do ser humano, além dos mecanismos de nosso funcionamento físico, emocional e intelectual.
É isso que a diferencia da psicologia tradicional.



