top of page

Constelação familiar, o que é?

 

O trabalho das constelações baseia-se em uma constatação simples e essencial: cada um de nós tem um pai e uma mãe, alguns tem irmãos e irmãs, temos avós, bisavós, antepassados, ancestrais, ou seja, somos parte de um sistema familiar, o que também significa que estamos em ressonância com tudo que se passa nesse sistema.

Quando alguma coisa acontece em alguma parte do sistema, a ressonância atravessa todo o sistema e, de maneira mais ou menos inconsciente, todas as partes do sistema podem ser afetadas com maior ou menor intensidade pelo que aconteceu naquele lugar.

E, do ponto de vista científico, a física quântica nos oferece atualmente alguns elementos para compreender como funcionam esses pesos, esses legados transgeracionais que carregamos, na maioria das vezes sem saber, e que nos influenciam no que fazemos ou deixamos de fazer, nas situações que repetimos e que nos causam sofrimento, em todas as dificuldades habituais que não conseguimos resolver.

Constelação Individual

  • Com Suely e Elvio Lupo

  • Horário a combinar

Como surgiu? As origens.

 

Sabendo da importância de manter um vínculo harmonioso com as linhagens ancestrais, os seres humanos há muito tempo usam métodos para se conectar e equilibrar suas relações com suas linhagens.

Baseado nesses conhecimentos tradicionais, mas também nas formas mais modernas de terapia, como o psicodrama, Bert Hellinger reestruturou essas técnicas, conhecidas hoje como "constelações familiares".

Idris Lahore, por sua vez, acrescentou o que aprendeu com as tradições dervixes, além de enfatizar a importância da qualidade de ser do constelador.

Onde se aplica?

 

Por exemplo, sua dor crônica nas costas pode estar ligada à responsabilidade que seu avô teve de suportar quando assumiu a criação de seus irmãos e irmãs mais novos!

Talvez suas dificuldades com o amor estejam ligadas ao amor impossível de sua bisavó!

Ou seus fracassos profissionais podem estar ligados à falência de um tio durante uma recessão!

As constelações familiares mostram que todas essas ligações são possíveis.

O que acontece nas constelações?

Reunimos um grupo de pessoas e, na confidencialidade, o cliente descreve ao constelador seu problema em algumas frases. O constelador faz algumas perguntas e indica os membros do sistema familiar que estão ligadas ao problema exposto e que devem ser representados. O cliente então escolhe algumas pessoas do grupo para representá-los. Esses representantes, após serem escolhidos, começam a sentir sensações que não lhes pertencem, mas pertencem ao membro do sistema familiar do cliente que estão representando.

São as chamadas percepções representativas e são elas que permitem que a dinâmica transgeracional, oculta por trás do problema, seja revelada.

 

Num segundo momento, por meio do trabalho de resolução verbal e/ou postural, é lançado um impulso em direção a uma melhor solução, menos dolorosa e menos sofrida, que o cliente poderá integrar graças à nova imagem que se apresenta diante de si.

 

Esse trabalho é sempre realizado em confidencialidade, no respeito à história e à intimidade de cada pessoa, com uma resolução suave do que é revelado.

 

Oferecemos também constelações individuais onde as representações são feitas com a utilização de bonecos e marcações no solo.

 

Quais os princípios envolvidos?

O objetivo maior é identificar se um dos três princípios fundamentais que garantem o equilíbrio dos sistemas foi ferido, sendo a ferida em um desses princípios a causa dos problema

  • O princípio do pertencimento é ferido quando há uma exclusão.

  • O princípio do lugar é ferido quando uma hierarquia ou uma posição é desrespeitada.

  • O princípio do equilíbrio é ferido quando em uma relação alguém recebe mais do que dá ao outro.

  • Quais os benefícios?

  • Como as constelações vão além da nossa compreensão intelectual da dinâmica relacional que nos causa sofrimento, elas permitem que sejamos tocados em profundidade.

 

Agindo dentro de nós sem que tenhamos consciência disso, as constelações nos levam a transformações surpreendentes e passamos a vivenciar essa dinâmica de uma maneira verdadeiramente nova.

As constelações são uma ferramenta poderosa para colocar em prática uma resolução sistêmica como parte de um trabalho terapêutico ou de uma intervenção pontual para lidar com um problema específico.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa que apresente um dos seguintes problemas:

  • Desejo de atingir um determinado objetivo.

  • Desejo de se afastar de uma dificuldade, podendo ser uma doença, por exemplo.

  • Hesitação entre duas escolhas.

  • Sentimento de estar perdido na vida, confuso, sem motivação.

  • Sentimento de que falta força para realizar coisas na vida.

146934863202_2b46b03a86_c.jpg

© 2023 por Cristal Comunicação

bottom of page